segunda-feira, 28 de junho de 2010

O PRECONCEITO


O mundo em que vivemos encontra-se há muito em convulsão. A desordem vem se desenrolando em progressão geométrica, alcançando o ponto crítico de pais não respeitarem a vida dos filhos e vice-versa. Os valores materiais passaram a ser o comando do mundo em detrimento da vida, que perdeu todo o valor.
Todos já enxergam isso, mas não conseguem reverter a situação, porque a maioria absoluta não conhece as causas correspondentes.
Se conhecessem, combateriam as causas e cessariam os efeitos, pois, não há efeito sem causa.
E mesmo quando as causas são conhecidas e divulgadas, há um entrave maior para que sejam debeladas: a não aceitação da realidade, devido aos PRECONCEITOS.
Vejamos o que diz a Wikipedia sobre o PRECONCEITO:
"Preconceito é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminação|discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente.
De modo geral, o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, chamada "estereótipo". Exemplos: "todos os alemães são prepotentes", "todos os norte-americanos são arrogantes", "todos os ingleses são frios". Observar características comuns a grupos são consideradas preconceituosas quando entrarem para o campo da agressividade ou da discriminação, caso contrário reparar em características sociais, culturais ou mesmo de ordem física por si só não representam preconceito, elas podem estar denotando apenas costumes, modos de determinados grupos ou mesmo a aparencia de povos de determinadas regiões, pura e simplesmente como forma ilustrativa ou educativa.
Observa-se então que, pela superficialidade ou pela estereotipia, o preconceito é um erro. Entretanto, trata-se de um erro que faz parte do domínio da crença, não do conhecimento, ou seja ele tem uma base irracional e por isso escapa a qualquer questionamento fundamentado num argumento ou raciocínio.” (Grifo nosso)
E vejamos o que fala o Dicionário do Aurélio:
"Forma de pensamento na qual a pessoa chega a conclusões que entram em conflito com os fatos por tê-los prejulgado. O preconceito existe em relação a quase tudo e varia em intensidade da distorção moderada a um erro total." (Grifo nosso)
Interessante como ambos concordam de que se trata de um ERRO o preconceito, que é um pensamento, não um raciocínio.
E de fato constatamos que é um erro, basta olhar o cenário mundial, montado sem base e sem lógica, devido a falta de conhecimento da Natureza e de todos os seus seres, onde cada qual pensando e imaginando diferente um do outro, por FALTA DE CONHECIMENTO VERDADEIRO DA VIDA, montou sua própria “verdade”, diferente de todas as demais e nela se pautando para aceitar ou não o que vê, o que sente, o que escuta e o que percebe, como se “a verdade”, de cada um fosse realmente A VERDADE.
Daí nasceu o preconceito. E os mais fortes, os mais espertos, impondo sua “verdade” aos mais fracos.
Foi assim montado este palco monstruoso em que vivemos.
É vergonhoso continuarmos assim, vivendo como verdadeiros bichos inconscientes!
Precisamos reconhecer que nada sabemos, caso contrário não seríamos dependentes em tudo para viver: do sol, da lua, das estrelas, da água, da terra, dos animais e dos vegetais.
Esses seres é que têm, em troca de absoluta ingratidão, nos gerado, criado, governado e mantido.
Sejamos mais humildes. Deixemos de lado os PRECONCEITOS sobre a VIDA, para aprendermos e nos aprofundarmos nos CONCEITOS da VIDA, dados e ministrados pela DONA DE TODAS AS VIDAS, a NATUREZA, através da cultura dela, a Cultura Racional, nos Livros Universo em Desencanto.
Quem, com sua CULTURA e SABEDORIA, gera, cria, governa e mantém tudo e todos é quem tem razão de sobra para nos dizer QUEM SOMOS, DE ONDE VIEMOS, COMO VIEMOS e PARA ONDE VAMOS, e o que é a VERDADE das verdades, que devemos conhecer, estudar e aprender, para poder BEM viver, livres de todos os preconceitos que desenvolvemos e cultuamos há eternidades e que tornaram nossas vidas um mar de sofrimentos, de amarguras e de pranto.
Livremo-nos dos PRECONCEITOS, ainda há tempo, nos Livros Universo em Desencanto!
Salve, SAÚDE e PAZ para todos!
Tel. 0xx 31 2555-0054

Nenhum comentário: