sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

PSICOLOGIA - REESTRUTURAÇÃO DA PERSONALIDADE HUMANA, ATRAVÉS DA CULTURA RACIONAL

(Drª Suzana Helou, Psicóloga – Extraído do Jornal Racional, Edição Especial)
Como pessoa ligada à área do comportamento humano, gostaria de chamar a atenção de todos sobre a importância da CULTURA RACIONAL na reestruturação da personalidade.
Por que a CULTURA RACIONAL fortalece a estrutura do Ego dos indivíduos?
Porque através dela a pessoa passa a SE CONHECER, a saber sobre si mesma, mas, verdadeiramente, não superficialmente.
Pois, os esforços são muitos, dos especialistas dessa área, em detectar e classificar os vários tipos de condutas e comportamento humanos, em padronizá-los dentro de uma faixa de normalidade e anormalidade, em conhecer e compreender os mecanismos psíquicos que mobilizam as reações comportamentais.
Por que todo esse esforço?
Porque todos os pesquisadores e estudiosos do comportamento sabem que antes de se propor a solucionar qualquer coisa, é preciso primeiro ter conhecimento da causa. Inclusive a Psicanálise se baseia no preceito de que a pessoa quando passa a conhecer a causa do distúrbio comportamental, o efeito indesejável automaticamente desaparece.
O próprio Freud se inspirou na célebre frase de Sócrates: "CONHEÇA-TE A TI MESMO QUE SERÁS FELIZ".
Então, o que adianta classificar os mecanismos inconscientes do ID, os mecanismos do EGO e do SUPEREGO, se tudo isso forma um todo, que é o indivíduo?
O que adianta, pois, é conhecer a origem deste todo.
E a CULTURA RACIONAL, vai justamente lhe dizer quem é você, de onde você veio, como veio e porque veio. E isto, por si só, já é o bastante para favorecer a segurança, a auto-confiança, a solução para o vazio interior, o estímulo para a vida, porque passa a conhecer a razão da vida. E isso só é possível por intermédio de uma Cultura muito Superior à cultura conhecida pelo homem, como o caso da CULTURA RACIONAL que, por isso mesmo, vem proporcionando a todos o equilíbrio e a estabilidade da personalidade.

Nenhum comentário: